Miopia é uma deficiência visual que dificulta a visualização de objetos que estão longe. A palavra miopia tem origem no grego “myopia”, que significa “olho fechado”, porque as pessoas com esta condição muitas vezes fecham ligeiramente os olhos na tentativa de ver o que está mais longe.
A miopia é causada por um aumento anormal do eixo ocular (miopia axial) ou por uma ação de refração demasiado intensa do cristalino (miopia de refração), fazendo com que a imagem se forme antes da retina.
Isso significa que a uma curta distância a visão ainda é possível, mas para além desta, a imagem não é nítida, sendo necessário o uso de lentes ou óculos.
A miopia é geralmente congênita, embora com frequência se desenvolva só com o avançar dos anos, com tendência para aumentar durante a fase de crescimento.
A hipermetropia ocorre quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. Ela também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino.
Geralmente o paciente com hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, em um processo chamado de acomodação. A maior parte das crianças apresenta hipermetropia, porque seus olhos normalmente são menores do que deveriam ser, porém elas têm um maior poder de acomodação e suportam graus muito mais elevados. São comuns casos de pessoas que necessitam de óculos na infância, mas deixam de usá-los na idade adulta, quando o olho atinge o tamanho ideal.
A hipermetropia também pode estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com o surgimento de sintomas ao redor dos 2 anos de idade. Neste caso a correção total do problema pode ser feita com o uso de lentes de óculos adequadas.
Astigmatismo é uma imperfeição comum, leve e facilmente tratável na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco no olho ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.
A córnea ideal tem uma superfície simetricamente curva, como uma bola de basquete. O astigmatismo é causado por uma córnea ou uma lente que não é simétrica. Como resultado, as pessoas com astigmatismo podem ter visão distorcida ou borrada.
O astigmatismo pode ocorrer em famílias e na maioria dos casos está associado com outros problemas de refração, como miopia ou hipermetropia. Ele também pode aumentar ao longo do tempo devido à idade.
Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
Quem pode fazer cirurgia?
A cirurgia a laser é realizada com anestesia tópica local e leva em média 20 minutos por olho. Não é necessária internação após a cirurgia e os pacientes são liberados logo após o procedimento.
As chances de sucesso são altíssimas e a maioria dos pacientes têm suas expectativas atendidas, ficando livres de óculos.
A cirurgia a laser é realizada somente com anestésicos tópicos (colírio) e os pacientes não sentem nenhuma dor durante a
cirurgia.
Na maioria das vezes, é possível retornar ao trabalho entre 1 e 3 dias após a cirurgia. Também é possível voltar às atividades esportivas após 1 semana.
A cirurgia a laser é realizada com anestesia tópica local e leva em média 20 minutos por olho. Não é necessária internação após a cirurgia e os pacientes são liberados logo após o procedimento.
Av. Angélica, 2503 CJ 78 | Higienópolis São Paulo – SP
Cirurgia Plástica e o Portal Plástica Parcelada são marcas da empresa AGS Assessoria e Serviços Ltda CNPJ 07.015.347/0001-57 com sede na Av. Angélica 2503, cj 77/78, São Paulo/SP – Fone (11) 3231-5757.
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo e não pode ser reproduzido sem prévia autorização.